Principais projetos na construção civil
 


Um engenheiro que trabalha com projetos na construção civil também é responsável por cálculos estruturais e elétricos, por exemplo, fornecendo cálculos e dados mais precisos sobre essas etapas do projeto.

Dessa forma, você consegue reduzir os erros e em consequência disso, o tempo de produção de um projeto, acelerando o início das obras com menos chances de incompatibilidades entre desenhos.

Assim como arquitetos, os engenheiros também possuem diversas vertentes para especialização na construção civil, tais como: 

 

1. Projeto de prevenção e combate a incêndio

Todos os projetos que são voltados para um grande fluxo de pessoas, sejam educacionais ou comerciais, deve contemplar um projeto de prevenção e combate a incêndio.
Todas as alternativas propostas devem seguir as exigências do Corpo de Bombeiros, além da Lei 13425 e a NR 23 com medidas obrigatórias.

2. Projeto estrutural

O projeto estrutural na construção civil serve para certificar que a edificação é segura e suporta as cargas previstas para seu uso.
É necessário apresentar um projeto estrutural com margens de segurança nas cargas da edificação, em pequenos e grandes portes, assim como para outros projetos de engenharia, como túneis e esgotos, por exemplo.

3. Projeto arquitetônico

O engenheiro é responsável pela checagem e segurança das edificações, ou seja, é um trabalho realizado em conjunto com um arquiteto. Ambos os profissionais assinam a obra como responsáveis legais pela edificação.


4. Projeto elétrico

Um projeto elétrico bem elaborado pode reduzir custos e desperdícios na obra, reduzindo também o tempo necessário para finalizar.
O engenheiro é responsável pelo detalhamento completo do projeto elétrico, com cálculos e especificações para a execução. Esse projeto pode ser elaborado em conjunto com o arquiteto responsável pela obra, ou em base de um projeto elétrico prévio, com estudo de viabilidade.




Vamos conversar a respeito do seu projeto?