Ao iniciar um projeto de construção, uma das decisões mais importantes é a escolha da estrutura que será utilizada.

A escolha correta depende mais de qual a finalidade da construção, do prazo para execução e dos princípios dos proprietários do que propriamente de qualidade ou durabilidade.

Confiram os tipos mais comuns e suas vantagens e desvantagens e pra quais finalidades são mais indicados.

Concreto Armado:

É o sistema mais comum e mais utilizada, sendo assim, existem mais profissionais disponíveis no mercado, o que garante maior poder de negociação.

Esse tipo de estrutura basicamente envolve barras de ferros armados cobertos por concretos (através de caixarias), sendo estacas e pilares em sentidos verticais e vigas no sentido horizontal.

Não é o tipo de estrutura mais rápida, uma vez que (mesmo que as armações sejam compradas prontas) suas caixarias precisam ser montadas in loco. Porém, a grande vantagem é o fato de as paredes de divisas externas e internas serem independentes das estruturas, permitindo assim, alterações futuras (unificações de ambientes ou mesmo ligações de áreas existentes com novas áreas de ampliações).

Indica-se esse tipo de estrutura para casas de moradia própria, pois sabe-se da necessidade de adequações e alterações ao longo dos anos.

 

Alvenaria Estrutural:

Começou a se tornar popular nos últimos anos, com a alta demanda de construções prediais e de habitações de interesse social.

O fato de se tornar popular com esses tipos de construções não quer dizer que se trata de um tipo de estrutura que não era utilizado antigamente ou que se trata de um tipo de estrutura inferior.

A alvenaria estrutural tem como principal vantagem a agilidade na execução da obra, pois os pilaretes (popularmente conhecidos como grautes) e as canaletas (que substituem as vigas da estrutura em concreto armado) se executam nos próprios furos ou vãos dos blocos, ou seja, economizando tempo nas execuções das caixarias, uma obra nesse sistema pode ter seu tempo de execução reduzido em cerca de 25%.

As desvantagens ficam por conta das infraestruturas de elétrica e hidráulica terem de ser executadas desde o início da alvenaria, pois os blocos não permites rasgos (para não perderem sua função estrutural), que poucas equipes de obra seguem a regra, prejudicando a qualidade da estrutura ao longo dos anos e, a principal desvantagem que é a dificuldade nas adequações ou ampliações da construção, uma vez que, para isso, precisa-se de uma adequação estrutural antes de quaisquer unificações de ambientes ou acessos a ambientes ampliados.

Indica-se esse tipo de estrutura para imóveis residenciais de locação ou venda, uma vez que se ganha em prazo de execução e custos de mãos de obra ou imóveis comerciais (principalmente galpões), pois se executam as paredes externas e no máximo os banheiros internos e as demais divisões, quando necessário, pode-se fazer em drywall, divisórias de mdf ou vidro temperado.

Observação importante: sobre esse sistema estrutural, para construções residenciais, indica-se a utilização de blocos cerâmicos, pois se tem melhor sensação térmica do que os blocos de concreto.

 

Pré Fabricada

É muito parecido com o sistema do concreto armado, porém as execuções das vigas e dos pilares são realizadas em fábricas próprias e as peças são levadas prontas para as obras.

Embora os custos possam parecer altos inicialmente, a durabilidade e a garantia da qualidade e do controle técnico dos insumos, fazem com que ao longo do tempo, eles se diluam e valham a pena. Outra observação pertinente, com relação aos custos inicialmente elevados, é que esse tipo de estrutura não gera descartes de ferragens, madeiras, pregos, arames e etc.

Existe também uma falsa sensação de que esse tipo de execução é mais rápida do que a execução em concreto armado, mas isso ocorre porque normalmente se consideram períodos de homens em obra, desconsiderando o período em que as peças estão sendo executadas na fábrica.

Atualmente esse tipo de estrutura é mais utilizada em grandes galpões e alguns salões comerciais de menor porte, embora esteja avançando lentamente para construções residenciais, com soluções que vão além dos pilares e vigas.

O apelo por obras limpas e ecológicas é um ponto positivo, porém os custos elevados ainda fazem com que a maior parte das pessoas optem por estruturas mais tradicionais, até porque, não se tem um valor real de custos com desperdícios e materiais descartáveis.

 

Steel Frame

Muito popular nos Estados Unidos, é um sistema que, no Brasil utiliza de estruturas metálicas revestidas por placas cimentícias, de glass rock, de madeira, dentre outras.

Embora as execuções das estruturas, assim como no sistema dos pré fabricados, sejam executadas em fábricas, os fechamentos de ambientes também são muito rápidos, além da vantagem de serem muito acessíveis, as execuções de elétrica e hidráulica, em manutenções futuras, evitando quebras, sujeira, barulho e etc.

O que dificulta esse tipo de estrutura é a falta de profissionais habilitados e a falta de conhecimento.

A falta de profissionais diminuí a concorrência e faz com que os preços sejam elevados, pois a procura é maior do que a oferta. Já a falta de conhecimento, normalmente faz com que as obras não tenham suas execuções de acordo com as normas, causando transtornos e frustrações aos proprietários dos imóveis.

É aconselhado que, sempre que se opte por esse sistema, questione-se quais serão os tipos de placas utilizadas nas áreas externas, quais serão as placas utilizadas em ambientes como cozinha, banheiros, áreas de serviços e se serão utilizados materiais entre as paredes e nos forros, que garantam isolamentos térmicos e acústicos.

Pode-se considerar que esse sistema, além de mais rápido, é também mais sustentável do que o sistema pré fabricado, pois além da fundação (normalmente estacas, baldrames extremidades e radier) não se tem quaisquer utilizações de materiais que utilizem água ou que gerem insumos descartáveis.
 

A escolha da estrutura ideal é fundamental para a segurança, neste link abaixo o sócio proprietário e  Arquiteto & Urbanista da Loom Arquitetura Diego Peressinotto, dá dicas que podem fazer você economizar muito na parte estrutural do seu projeto. Assista: 

https://www.instagram.com/reel/CtwqYqZNsZA/?igsh=MXJvbmdvZ2lvdXEwMQ==

Conte com a Loom Arquitetura para te auxiliar nesse processo!